sábado, 4 de outubro de 2008

VOTO CONSCIENTE.VOTO DE CONFIANÇA


Amanhã é dia de votar.E o voto é obrigatório.Infelizmente.

Quase nunca falo de política, que é um assunto polêmico, que causa discussões, que eu não gosto nem um pouco.Mas, hoje vou expôr minha opinião.Política é igual a futebol.Cada um com suas crenças.Cada um com sua escolha.Não faço apologia.Mas não faço questão de esconder meu voto.Mesmo sabendo que ele pode ser ser secreto.

Acredito que só vota consciente aquele que realmente sabe em quem votar.Os que votam por obrigação, fazem um mal a nação,sem querer, sem se dar conta.Por pura obrigação.

Amanhã é dia de escolher vereador e prefeito de cidades.

Você sabe o que faz o prefeito e o vereador?

Sei o básico e resolvi pesquisar.O vereador, em resumo
, tem como obrigação, diante da população, através do cargo que ocupa, legislar, fazer leis que beneficiem os municípios.Além de fiscalizar gastos públicos do poder Executivo, que é o prefeito. E o Prefeito, por sua vez, planeja,comanda,coordena e controla toda a administração pública municipal.Por ser eleito pelo povo, cabe ao prefeito, atuar politicamente em prol dos interesses da população, diante de outras instâncias do Legislativo e do Executivo.Ele apresenta projetos de lei.Sanciona ou veta leis.

Ganhamos o direito de votar secretamente.

Eu já votei sem consciência muitas vezes.Admito.Só porque é obrigatório.
Esse ano, eu estou mais otimista com relação aos meus candidatos.Eu vejo o verde de esperança!Dessa vez meu voto vai pro Gabeira.Eu vejo um quê de diferença entre o Gabeira e os outros candidatos.Talvez sejam meus olhos.Talvez ele seja diferente mesmo.Diferente para o bem.Ou não.Mas, eu tô consciente.Eu espero que ele entre.Eu espero ver um RIO melhor.
Pesquisei sobre seu partido.Seus feitos até hoje.Seus projetos.Gostei do que vi.E espero o cumprimento do prometido.
Resolvi dar meu voto de confiança.Se eu não acreditar, que futuro esperarei do Rio de Janeiro?
E para vereadora, meu voto vai para Patricia Amorim, porque acredito no trabalho dela com relação ao esporte.E acho mesmo que a proposta de qualquer esporte é um dos fatores primordiais de se criar caráter em uma criança.De tirá-las das ruas.De fazer um Rio menos violento.E ela luta por leis importantes nesse sentido.Seus projetos de leis são condizentes com o que eu acredito.E eu penso no futuro.E o futuro é baseado nas nossas crianças, que ainda vão crescer.Que ainda vão ser politicamente corretas (assim, eu acredito) e que eu sei que o esporte ajuda a criar base de fazer de uma criança, um adulto de bem.De caráter.Sem violência.
Eu sei que a maioria das pessoas está desacreditada nos políticos que aparecem hoje para governar nossos estados, nossos municípios, nosso país.
Tem candidato que usa como slogan: "não tem em quem votar, vote em mim." Acho surreal isso.Que tipo de proposta uma pessoa dessa tem a nos oferecer?

Amanhã é dia de obrigação, eu sei.Mas, que tal tentar fazer da obrigação, um voto de confiança? Quem sabe dá certo?

: )

5 comentários:

  1. Olá Alê !
    è a primeira vez que venho aqui e gostei :)
    Sou portuguesa, ain da menor de idade (só tenho 17 anos), o que significa que ainda não posso votar, mas já posso ir presa e tal :$
    Aqui o voto é obrigatório, mas pode votar-s em branco, segundo sei. Ou seja, não é necessario votar em algum partido...Acho mal ser assim, porque tenho consciencia que muitas pessoas votam em qualquer partido, mesmo sem conheçerem as suas propostas nem o seu historial... Mas enfim.
    O mundo não é perfeito *

    Um beijinho

    ResponderExcluir
  2. Háaaa !
    O recenssiamento é obrigatório, ou seja, estar inscrito para poder votar. O voto não é obrigatório.
    Desculpe o meu erro -.-'

    Beijinho

    ResponderExcluir
  3. Alê
    chegou o dia,e aqui em Campina não é diferente vamos votar com fé.


    Beijos e boa eleição

    ResponderExcluir
  4. Meninas, tem muita gente q tb enxerga o Gabeira com outros olhos.Ele esta na briga do 2o turno.
    beijo proces!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Alê acabei de ver q Gabeira foi para o 2º turno, ainda bem q aquele louco do crivella não está mais na disputa!!!! Se estivesse aí provavelmente votaria no Gabeira tembém!!! Ainda bem q não tive q escolher aqui e justifiquei! Rumo ao 2º turno!! bjos

    ResponderExcluir