quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

FINAL DE JARDIM 1

O ano letivo está acabando pra Marina, na escola.Jardim 1 em reta final.Seu segundo ano de experiência em escola, cheinho de novidades, está a uma semaninha de acabar.

Esse foi um ano em que me vi às voltas na procura de uma escola de boa reputação em resultados futuros e confesso que aqui onde eu moro, estamos carentíssimos de opções.Mas, entre visitas e (re) visitas, decidimos uma escola para o futuro.Uma escola que eu pensei em mudá-la a partir do ano que vem.Mas, entre dias pensantes e avaliações com o marido e a participação da Marina, optamos por deixá-la mais um ano na escola em que ela está hoje.

Decisão dificil essa de pensar no futuro dos nossos filhos lá na frente, hein? Pensar em dar uma educação capaz de fazê-lo sair na frente quando se tratar de faculdade.

E dias atrás quando estava ainda pensativa, me deparei com uma questão:Ela acabou de fazer 4 anos.Diante da sua 2a experiência escolar, não seria precipitado pensar numa escola que vai prepará-la para o vestibular?Ela só quer saciar sua curiosidade em aprender o "be-a-bá".Eles querem ensinar os primeiros passos de suas autonomias enquanto sujeitos.Ela tem adoração por aqueles amigos do jardim 1, que são em sua maioria amigos que vieram do maternal juntos.Ela conhece todo o espaço físico daquele lugar e se sente em casa ali.Eu vou trabalhar muito tranquila em saber que ali tem pessoas que eu confio em deixar Marina.Então por quê me preocupar agora com que colégio vai prepará-la melhor pra faculdade? Sei lá, se até chegar o dia do vestibular, ainda terá vestibular?

Meu marido costuma dizer que mesmo nas escolas mais bem conceituadas eu vou sempre achar um "gap" para reinvindicar melhoria.E é verdade.Se um dia a gente parar de desejar mais e mais, é porque algo está errado.Então, nossa escolha para a "melhor educação infantil" da Marina é deixá-la viver plenamente a infância, até chegar o momento certo de pensar em qual será a melhor das escolas para dar conhecimento didático.
Garanto que o amanhã vai ser muito melhor construído se eu deixá-la viver a infância curtindo as amizades verdadeiras que ela fez, o amplo espaço que ela tem na escola pra desenvolver suas atividades psico-motoras em pleno vapor nessa fase, as grandes descobertas de aprender a compartilhar, a imaginar, a ser independente e tudo mais que uma infância bem aproveitada merece ter.Coisa que láaaaa na frente, somados a uma educação muito bem estruturada em termos de conhecimentos em física, química, matemática, português e cia vai fazer dela uma pessoa preparada pra vida.Não só em conhecimento teórico como conhecimento de valores importantíssimos que a gente aprendeu enquanto teve uma infância feliz.
Aí sim, vamos ser pais orgulhosos de termos cumprido o papel de formar filhos de caráter e prontos para os desafios do mundo.

E hoje, chego a última reunião de pais da escola da Marina, onde a professora aborda como tema para falar de todo o ano letivo a seguinte frase de Robert Fulghum:
"TUDO O QUE EU PRECISO SABER SOBRE A VIDA, O QUE FAZER E COMO SER, EU APRENDI NO JARDIM DE INFÂNCIA.A SABEDORIA NÃO ESTAVA NO TOPO DA MONTANHA DE CONHECIMENTO QUE É A FACULDADE MAS, SIM, NO ALTO DO MONTE DE AREIA DO JARDIM DE INFÂNCIA"

Essa frase veio mesmo para fechar com chave de ouro nossa avaliação durante todo o ano, pensando nessa questão de "qual será a melhor escola" pra Marina? Enquanto família, enquanto pais preocupados em dar sempre o melhor para nossa filha, essa é uma grande preocupação sim, mas diante dessa frase, acho que estamos mesmo no caminho certo dentro que a gente acredita que é base de felicidade para a vida.

A reunião, como sempre nessa escola da Marina, é toda tomada por uma emoção enorme porque em educação infantil não há aprendizagem sem o envolvimento de relações de amizades, de parcerias.E foi desse ponto que a professora da Marina iniciou a reunião.
Chorei emocionada em ver as fotos da Marina e dos amigos ilustrando parte do que desenvolveram durante o ano todo.Me emocionei com o choro de satisfação da professora da Marina em ter feito parte de mais uma etapa no crescimento da turminha.E sem exagero, essa turminha da Marina, em que a maioria das crianças iniciaram juntas no maternal, é bem especial viu! Quem conhece, fala a mesma coisa.Eles formaram um grupinho bem coeso, de amizades verdadeiras.Marina detesta faltar 1 dia de aula.Sente falta dos amigos que não foram a escola, faz festa quando voltam de um final de semana separados.E isso não tem preço.São aprendizados e experiências que formam crianças de caráter.E nos dias de hoje, que precisamos sempre de dias e pessoas melhores, a professora terminou a reunião com as fotos deles nas atividades escolares, ao som de "DIAS MELHORES" do Jota Quest.

Saí de lá satisfeita de ter reafirmado nossa filosofia de escolha para o ano que vem.A partir da alfabetização, o esquema tático será outro, mas até lá vamos viver o presente.

E para terminar, deixo aqui, registrado, parte final do relatório da Marina, feito pela professora do Jardim 1:
"Marina, doce de menina, verdadeira princesa.Amiga, inteligente,meiga, dona de uma beleza encantadora.Ela é aquela que todos querem por perto, sentar ao lado de Marina foi motivo até de disputas.Alegre, adora se divertir com esse mundo cheio de curiosidades."

: )

5 comentários:

  1. Ale que bom q houve a "aprendizagem significativa" p vc também. Além da escola propriamente dita,,aprendemos muito com a escola da vida. A escolha mais acertada é aquela que o coração soluciona..isso eu aprendi com vc!
    Eu sou super suspeita p falar de escolassssss...principalmente da Educação Infantil..acho q é importante sempre fechar um ciclo..p depois ir p outros desafios...Foi muito legal essa sua reflexão de mãe q se preocupa e q participa ativamente do processo escolar da filha..lá na frente isso sim fará a diferença.
    Ah,,,impossível não se emocionar né? Eu todos os anos fico com os olhos cheios de lágrimas..vendo,escutando,participando e tudo q vc possa imaginar..com as crianças da Educação Infantil..Cada ano q passa,,,fico mais boba e manteiga derretida...Esse final...músicas d Natal..mensagens..beijos ingênuos, abraços só de amor..Putz fico louca!!! Ainda mais agora...são tantas crianças surgindo..são tantas mães ligeiramente grávidassssssssssssss kkkkk São tantos pequenos q me fazem lembrar histórias...É a psi da escola...nesse momento também balança...kkk
    É isso amiga..são momentos lindos como esse q vc passou q vms escrevendo nossa história..
    Parabéns pela filhota linda...Se eu fosse professora dela...ahhhh vc ia morrer de chorar,,,, Não ia prestar,,seriam tantos, mas tantos elogios,,kkk Q até as malcriações seriam bonitinhas também...bjuuuuuuuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  2. Amiga, antes de mais nada: já chorei lendo né??
    Acho que você está certa! Eu sempre disse que a educação infantil é a mais importante... a alfabetização e o primário: quando temos uma BOA BASE estamos bem para toda vida... e a faculdade? ainda tem tempo para isso...
    realmente é lindo ver a integração deles!!!!
    Beijos nas duas
    da dinda coruja e orgulhosa da princesa!!!!

    ResponderExcluir
  3. queridas amigas, vcs que participam ativamente de todos os processos da vida da Marina, sabem o quanto a gente faz o que possível para que ela seja feliz!! Obrigada pelas palavras, pelo carinho de vcs, pelas presenças em todas as emoções das nossas vidas!
    beijos
    Alê

    ResponderExcluir
  4. Só agora passei pra ler esse post, Ale.
    Que lindas suas palavras. Nao tenho nenhuma dúvida quando falo que vc é uma mae exemplar, que se preocupa com a felicidade da sua filha antes de mais nada.
    Me emocionei, pq sei bem o que é essa integraçao das crianças, e só eu sei o que sofri de ter que tirar o Alberto desse grupo. Gosto muito da Alethea. Ela sempre foi muito carinhosa e atenciosa com o Alberto e comigo. Imagino que eu iria me derreter toda se estivesse nessa reuniao! :)
    Como a Erika falou, a escolha do coraçao é a melhor escolha sempre mesmo! E vc escolheu a melhor!!
    beijo enorme em vcs duas!
    saudades...

    ResponderExcluir
  5. Deve ter sido um máximo mesmo a reunião... ultimamente tô tão emotiva,chorando com tudo, hahaha. A Marina é disputada, que legal... adorei saber o que pensam dela... vai ser uma grande amiga, mãe, irmã, mulher... tudo tem seu tempo e a infância tá sendo bem aproveitada!

    Beijos!

    ResponderExcluir