sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

FIM DA TORMENTA!!!! FELICIDADE GERAL!!!!!

Hoje é um dia muito feliz nas nossas vidas!!

Não me lembro de já ter mencionado aqui o fato da Marina ter nascido com refluxo de urina.Eu nem sabia que isso existia até então... Leia só!

No dia 24/12/2006, Marina tinha 2 meses de idade.Era véspera de Natal e data do batizado de Marina, ela teve febre baixa desde o começo da tarde.Imagina.... o primeiro Natal da Marina, ela com febre e nós pais de primeira viagem, sem nem saber do que se tratava.Natalzinho mixuruca, no mínimo, né?
Conversas com a pediatra por telefone e até então, nenhum sintoma aparente.Só a maldita febre que só passava com remédio.Até esperar passar o dia 25, que é feriado, e fazer exame de sangue e exame de urina.

Fazer exame de sangue num bebê de 2 meses é cruel e bem dolorido pros pais, viu.....Lembro da cena até hoje.Do choro dela.Dos 2 enfermeiros pra segurá-la( sim, ela era brabinha!).Da minha cunhada que me acompanhou nesse martírio, e que foi importantíssima para mim, nesse momento.
E também colocar o saquinho para colher o exame de urina.Dar o peito, encher a criança de leite e aguardar que ela fizesse o tal xixi no saquinho.

Aí, outra maluquice, estar com o resultado em mãos e constatar sua 1a infecção de urina.Ter que dar antibiótico com 2 meses para minha filha e me culpar do porquê minha filha teria uma infecção de urina, tão bebê? Será que não limpava direito? deixava resíduos na limpeza?
Ahhhh, quanto sofrimento para uma mãe de primeira viagem...E haja culpa viu??? Sim, mãe se culpa por tudo, principalmente no início, quando o bebê ainda é "um SER a ser estudado por nós". Ainda bem que Marina tem uma pediatra SENSACIONAL.Me tirou a culpa numa só conversa, dizendo que eu não teria nada a ver com isso.Mas, me falou do caso de que se houvesse seguidas infecções urinárias, teríamos de procurar uma nefrologista para fazer pesquisa de refluxo urinário e me explicou através de um desenho feito por ela o que seria esse tal refluxo e quais as possibilidades de tratamento.Lembro que nesse dia saí arrasada do consultório dela.

E assim, foi, passado um certo tempo, acho que uns 6 meses, Marina teve outra infecção.Tratamos e procuramos a Dra Cláudia, nefrologista, depois da 3a infecão urinária, que foi bem seguidinha da 2a.E para realizar a bateria de exames, Marina teria que estar curada.Sem remédios.E assim, foi.
Ela explicou os exames e olha, são bem chatinhos, chamados CINTILOGRAFIA.Com contrastes por veia e sonda para urinar.Confesso que esse exame me deixou bem estressada.E olha que Marina é sensacional em matéria de comportamento.Atraiu olhares curiosos da clínica porque fez tudo sem dar uma reclamadinha.A não ser, lógico na hora de tomar a injeção de contraste.

Foi detectado refluxo de urina através do rim esquerdo.E como ela já tinha histórico de infecções anteriores, foi preciso realizar outra cintilografia de DMSA, que são imagens para verificar se as infecções que ela tivera teria deixado cicatrizes nos rins.
Para nossa total ignorância no assunto, mais uma vez nos assustamos.Mas, a Dra Claudia explicou que esse exame seria necessário, porque se ficasse cicatriz no rim, mais tarde, Marina adulta, ela poderia ter alguns problemas, como por exemplo, pressão alta.
Parece surreal, né? Coisas que a gente não fazia a menor idéia.
Quando ela fez esse exame da cicatriz, ela tinha saído de uma infecção de urina há 20 dias, e o exame ficou inconclusivo, com possível cicatriz sim, mas teríamos que repetí-lo depois de mais 1 mês.

Quando voltamos a consulta com a Dra. Claudia, nefro, ela passou durante um mínimo de 6 meses, um antibiótico profilático, chamado Bactrim F, em uma dosagem minima, para evitar que ela fizesse mais infecções.E só então ela parou com as infecções.Tomou bactrim F por 8 meses.Depois foi suspenso o uso dele por 1 ano para avaliação do organismo.Graças a Deus, ela nunca mais teve infecção nesse ano que ficou sem profilaxia, até chegarmos a data novamente de repetir as CINTILOGRAFIAS.

Os exames foram feitos na semana passada, através novamente de injeções de contraste radioativos.Um sofrimento na hora de furar a veia novamente, mas Marina, como sempre, foi sensacional.Colaborou com tudo, sem precisar de ninguém segurá-la.Aquele chorinho na hora de furar, mas depois, tudo perfeito para a satisfação dos médicos e alívio para meu coração e do pai dela também.

Hoje, pegamos os resultados e levamos na pediatra e na nefro.E foi constatado que Marina estava curada do refluxo.Não há mais nem refluxo, e das infecções urinárias que ela fez por quase 3 anos, nenhuma dessas infecções deixaram cicatrizes nos rins.
Ah, esqueci de falar que as soluções para quem tem refluxo de urina é: profilaxia com antibiótico pelo mínimo de 6 meses, que foi o caso da Marina, pois o grau do refluxo dela é o "3", considerado baixo pelos especialistas, e normalmente desaparece o refluxo conforme a criança vai crescendo.E quando o grau é relevante, o caso é cirúrgico. Aí, já não sei detalhar, pois não foi o caso da Marina.

Saímos da consulta com a maior felicidade! Enfim, estamos livres dessa tormenta.Nós, pais, nos livramos da preocupação, e ela se livrou do mal estar que é sentir dor de infecção urinária.Quem já teve, sabe bem como é ruim.Claro, que vamos ficar de olho, nas febrinhas sem sintomas.Ela pode fazer sim infecções urinárias, mas não quer dizer que o refluxo tenha voltado.

FELICIDADE TOTAL! Agradeço a Deus por tudo isso ter passado sem deixar nenhuma sequela nos rins da minha pequena.Agradeço a Dra Mônica, pediatra, que ficou em alerta desde a 1a vez que ela fez infecção, e nunca me deixou na mão em nenhum desespero de mãe de 1a viagem e a paciência maternal da Dra. Claudia, nefrologista.

E vamos comemorar!!!!
: )

5 comentários:

  1. Fico MUITO feliz por vcs e pela pequena!!!
    Agora é só comemorar!!!

    Claro q ela ficaria curada! Era só questão de tempo. Não poderia ser diferente com pais tão dedicados qto vcs!

    Bjs nos três! :))))))

    ResponderExcluir
  2. Graças a Deus!!!! Imagino a felicidade que vcs estão sentindo!!! Não exisye nada pior que filho doente, sempre penso que prefiro que a dor seja minha!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa Ale!!!! Super feliz, nem preciso falar né? Acompanhei só o finalzinho dessa estória mas sei bem, sendo mãe, como voce deve estar se sentindo! :)
    Que benção, minha amiga!
    Comemorem muito mesmo! Estarei comemorando daqui!
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Não só tive infecção urinária como já fiquei internada... dor horrível, desmaiei uma vez... não gosto nem de lembrar...

    Que notícia maravilhosa! É 2011 começando da melhor forma, cheio de saúde! Estou muito feliz por vcs!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. nossa que alivio escutar sua história minha filha tem 4 meses e teve a primeira infecção,o medico passou remedio estou nervosa mas rezando praa que ela fique boa logo.

    fico muito feliz por vcs.

    beijos !

    ResponderExcluir