sábado, 10 de abril de 2010

QUANDO AS PALAVRAS TOMAM SENTIDO.

Marina deixou de ser bebê faz tempo, isso é fato.Mas, há tempos que venho observando que ela começou a dar sinais de que já entende o sentido de certas coisas que falo para ela.O "sim" ou "não" já não são mais palavras de ordem.Eles só são entendidos aqui nessa casa quando ela escuta o embasamento teórico.Ou seja, ela questiona mesmo.Tudo.Como deve ser,né?

Por exemplo, toda noite, ao colocá-la na cama, eu a beijo, dou boa noite e falo: dorme com Deus, filha.Ela sempre escutou essa frase desde muito pequena, sempre balançou a cabeça que sim, mas nunca questionou.Até que um dia, ao ouvir a palavra Deus, me perguntou quem era.Eu dei a minha explicação, baseada na minha crença e traduzida de uma forma mais simples para uma criança de 3 anos.A partir de então, ela apelidou carinhosamente Deus, de Santo-Cristo.É assim que ela o chama.A partir daí, ao escutar "dorme com Deus, filha.", ela responde every day: "Dorme com Santo-Cristo você também, mãe."
Disse pro pai que já aprendeu a rezar.Junta as mãozinhas e diz: "Santo Cristo, amém."

Um outro fato que tem acontecido é que Marina, depois que tem as crises de malcriações dela, daquelas que me tiram do sério, chega e me pede desculpas pelo que fez.Antigamente, ela vinha me pedir desculpas, depois que o pai conversava com ela e mostrava que o que ela tinha feito não foi legal.Agora, ela mesma pensa e vem com o maior carinho do mundo me pedir desculpas.Pra mim, ou pro pai.

Esse é o lado bom de vir de fato que ela está crescendo.Nossos ensinamentos,como esses dois citados aí em cima, estão começando a fluir com naturalidade.Nós acreditamos que seja bom ela ter uma crença, e que aprenda a reconhecer erros e saber voltar atrás.As respostas dos "porquês" perguntados o tempo inteiro já fazem sentido para ela.Por mais que, mais tarde ela faça as escolhas dela, nós vamos ficar tranquilos, sabendo que demos o nosso melhor na educação dela, e quem é pai e mãe, sabe que a tarefa é árdua quando o assunto é educação.

Aí é que a gente enxerga como passa rápido demais a vida.E curtir cada momento de aprendizado da Marina com a gente e da gente com ela, não tem preço.

: )

Um comentário:

  1. Quero comprar para Marina o livro Marcelo, martelo, marmelo... Erika ficou de ver se ainda tinha o do Lucas que eu dei, não sei se ela viu... Marina vai se amarrar...

    ResponderExcluir