sábado, 8 de novembro de 2008

SABER AMAR!


Esse post vai pra ela, que está a 1.649 km de distância física da gente!

Sabe, assisti há uma semana atrás, uma entrevista bacanérrima do Py.Luiz Alberto Py.Pessoa que tenho profunda admiração.Pessoa que exerce o ofício de ser psiquiatra e psicanalista.Pessoa que despertou meu interesse por ter a mesma paixão que eu: estudar psicanálise!

Me emocionei muito com a entrevista porque ele consegue mostrar sua alma, de uma forma, que homem raramente mostra.A entrevista foi no canal Brasil, no programa "Todos os homens do mundo", que sou fã, e assisto todo sábado a reprise ás 14h.

Py, falou abertamente da ferida atualmente curada que foi a separação de sua 2a mulher.Hoje ele está no terceiro casamento.
Ele falou da dor de quase perder um filho, que ficou em coma.Do amor pela psicanálise.Da total dedicação ao trabalho, que resultou no pedido de separação dessa mulher, que ele mesmo só descobriu que o amor era ENORME, quando ela o deixou.Falou de seu último livro " Saber amar", que foi fruto da elaboração do luto dessa separação tão dolorosa.

Durante a entrevista, lembrei dessa minha amiga, na qual dedico o post.E que também está em processo de luto.Por isso, falo tão intensamente de Luiz alberto Py.

Ele disse que sofreu cada diazinho até que estivesse pronto para amar de novo.E ele diz que contrário ao que muitos não enxergam enquanto sofrem por amor, um dia o amor acaba.
Ele se deu conta que o amor dele por aquela mulher havia acabado, quando ele viu desolados, os pais da nora dele, devido a perda repentina de seu filho, rapaz ainda na flor da idade.Ali, ele percebeu que a dor dele era nada, perto da dor da perda de um filho.E ali ele fechou um ciclo e deixou o novo entrar em sua vida.Elaboração feita.Pronto de novo pra amar outra mulher, que no caso dele já chegou, com o terceiro casamento, e que ele diz que esse é o último amor de sua vida.Até morrer.Assim, ele espera....

Falo de Py, porquê me remeteu á você.Porquê compartilho todo seu luto.Porquê sei que dar ADEUS dói demais.Porquê sei que você vai encontrar felicidade de volta ao porto que partistes.
Sei que se você der espaço, um amor morre pra você viver outro.Sei que você partiu pra aprender a crescer.Aprendeu a viver longe, a viver junto e a viver só.

Adivinho seus pensamentos e sou a mega guru dos conselhos, porquê te conheço de outros carnavais, porquê vêm de muitas vidas, porquê sou sua amiga de alma.

E, nesse momento, de chegada á hora do ADEUS, é hora de viver sim o luto, porquê faz parte de tudo aquilo que acaba.Mas, é hora também de recomeço, de virar a página, de novos sonhos, de novas realidades, de cheiro de novo, de buscar.Buscar a tal felicidade que todo mundo sonha em encontrar e nunca mais largar.

O amor de um homem, a gente pode perder sim, a qualquer momento.Acontece nas melhores famílias.Não houve fracasso, nem culpados, e nem falta de acertos.Todo mundo erra.Todo mundo tem defeitos e qualidades.E sempre dá certo no tempo que tiver que dar.Enquanto houver tempo pra delicadeza.

De tudo, fica a vitória.Por ter conseguido viver longe, viver junto, viver só.Você cresceu,minha amiga! Conquistou seu espaço profissional e reconhecimento.Brigou, batalhou e venceu!

Parabéns! O mérito é todo seu!Seus passos estão marcados por aí.Ninguém mais apaga.Entre alegrias e lutos, o novo desafio é voltar pra casa, com sede de recomeço e cabeça erguida.
Como você tornou público teus desejos para 2009, que tá vindo depressinha, eu afirmo, que os "teus", te esperam chegar, com a mesma alegria que foi ter te dado "tchau", quando resolvestes ir buscar teu espaço longe da gente.

Por isso, bem vinda a nova vida!

O livro "Saber Amar", do Py, vai de presente pra ti.Não li.Mas, sei que tá endereçado á ti, porquê "saber amar" é contigo mesmo!

E, conforme prometido,antes de você voltar de mala e cuia, vamos ao seu encontro.Eu te disse que um dia eu apareceria.Se eu prometo, eu cumpro!
Dia 21/11 a distância de aproximadamente 1.649 km, que separam você dos compadres e afilhada, será encurtado gradativamente por mais ou menos 2 horas.Não vai ser á jato,mas vai ser de avião!E então, literalmente vai rolar a festa!Não é assim, que os soteropolitanos vivem???

"Bota água no feijão, que estamos chegando."

Beijos,
: )

3 comentários:

  1. Decifrei o enigma!!!! Obviamente estou tentando ler aqui com as lágrimas encharcando meu óculos...
    É isso aí... Espero um 2009 cheio de boas vibrações...
    Em breve o novo entrará e eu saberei amar...
    Como diz meu pai estou "que nem pinto no lixo" com a vinda de vcs!
    É importante demais para mim mostrar a vocês minhas conquistas, minha casinha, meus amigos, as crianças maravilhosas que sentirei saudades e que estão aqui, enfim por isso "cobrei" durante esses anos!!!
    Venha logo que o fejão tá pronto!!!
    Amo vcs demais!!!

    ResponderExcluir
  2. Linda homenagem. Me emocionou tb!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Engraçado ler isso somente agora...talvez pq somente agora isso sirva também pra mim. "Saber amar"...saber deixar de amar...saber transformar toda dor de amor em aprendizado para vida...viver em paz e recomeçar sempre. Entender que cada sacrifício do amor deixado pra trás,,,terá um dia uma recompensa pra ser feliz.
    Tenho aprendido muito com vcs minhas caras..e não é nada por simples concidência que estou lendo isso nesse momento...palavras tão firmes e importantes endereçadas p amiga...serve pra mim também...e viva sempre o recomeço..porque mesmo q o fim continue...sei que estaremos juntas e escreveremos novamente um final feliz...amo!!!

    ResponderExcluir