terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

ADAPTAÇÃO DE MÃE - A CRISE!




Hoje foi o segundo dia da Marina na escola.Ela foi bem melhor que ontem.

Hoje o período de adaptação se estenderia até a hora do lanche.Mas, Marina quis ficar até a hora do parquinho.Não quis vir embora.Fiquei feliz, sinal que ela está se adaptando bem, e gostando da escola.


A minha adaptação é que está sendo mais difícil....

Eu olhava para as crianças que já estão inseridas nesse mundo chamado "escola", e vejo que já são independentes, brincam sozinhas, brincam com a tia, brincam com os amiguinhos.Ficam numa boa.Não ligam se o fulaninho pisou sem querer na sua mão, na hora de se levantar.Não esquentam com a água que entornou em cima da sua roupa.Interagem na aula totalmente.E melhor, se viram sozinhas quando a situação, aparentemente, pediria a ajuda de um adulto.


Os novos, assim como a Marina, chegam mais perto das mamães "adaptantes"(como eu).Choram, quando um amiguinho não quer dividir o brinquedo.Se magoam com a água entornada na roupa.Não interagem totalmente com as tias e com os amiguinhos.Não se viram sozinhos na hora do lanche.Olham com total desconfiança para a tia desconhecida que leva ao banheiro para trocar a fralda, ou fazer xixi no vaso.Esperam que as mamães coloquem seus lanches, dêem na boca o iogurte, providencie logo a água... Enfim, tudo que estão acostumados a ter em casa.Mas, lá é tudo diferente.São três "tias" para dar conta de 15, e tudo ao mesmo tempo agora.Vão ter que aprender a esperar que chegue a sua vez.


É tudo uma questão de tempo.Eu hoje tive a recaída de "mãe adaptante"(acabei de criar).

É tudo muito novo pra quem é mãe de primeira viagem de escola.Na minha casa, eu escolho quem vai cuidar dela na minha ausência.E agora é hora de "saber" deixar minha preciosidade aos cuidados da escola.É aprender a soltar a mão dela para que ela aprenda a ser independente.É deixar ela saber se virar na briga pelo mesmo brinquedo.É aprender a confiar em quem você não conhece.Me dá a sensação que ninguém vai saber cuidar dela, com eu acho que deveria.


E é assim com todas as mães que dão partida ao processo de independência de seus filhos.Daqui a pouco, a Marina vai estar extamente igual aos amiguinhos que já se viram sozinhos.

Mas, não é nada fácil aprender a soltar a mãozinha da Marina para o mundo, viu?!Juro que pensei que fosse ser mais fácil.Nessas horas, a Alessandra-psicóloga, fica lá escondidinha.A que impera mesmo é a Alessandra-mãe.


Marina está muito bem, obrigada em sua adapatação.Definitivamente, a ADAPTAÇÃO, é coisa para Super-mamães e Super-papais.Mas, eu chego lá.Hoje foi só o segundo dia da minha adaptação!


E um dia eu ainda vou achar graça desse momento aflito.


: )

Nenhum comentário:

Postar um comentário