segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

PRIMEIRO DIA NA ESCOLA




Hoje, pela primeira vez, Marina foi a escola.Temos nos preparado para esse dia a algum tempo.Toda empolgação que sentimos, passamos para Marina.E ela, estava na expectativa desse dia de ir a escola, chegar logo.

Quando ela colocou o uniforme, pegou a mochila e a lancheira, é que foi cair minha ficha, que de verdade esse dia tão aguardado por toda a família tinha chegado.Fiquei muito emocionada em vê-la prontinha, toda linda naquele uniforme azul e branco.

Incrível como a escola é um marco não só na vida da criança, como na vida da família inteira.E eu que estava toda empolgada para esse dia chegar logo, me senti invadida por dois sentimentos:O de alegria de ver que minha pequena está começando um novo ciclo, e a sensação de vazio que é ver que Marina não é mais um bebê.E que ela vai ficar um período de 4 horas e meia todo dia com pessoas que eu não conheço(ainda), e vou ter que aprender a me sentir em paz, longe dela, sem nem mesmo ligar para saber, se lanchou, se está bem, etc.E que vou ter que dividí-la com amiguinhos e professoras.
Sentimento de mãe mesmo.Que de vez em quando se apropria da sua cria, como se o mundo lá fora, ficasse literalmente de fora.

Marina foi toda serelepe pela rua.Uma das mãos puxava a mochila, e a outra, segurava a minha mão.Logo que chegamos na sala, a "tia" a chamou pelo nome, deu boas vindas e ela com vergonha, tentou colocar a mãozinha toda na boca.Mas, logo que reparou que haviam mais crianças em volta de uma mesa, tratou de colocar a mochila num cantinho e foi lá interagir.

Eu, fiquei sentada, praticando o ato de observar.Observei a Marina, a professora, as auxiliares, os amigos, as outras mães que também estavam na tal "adaptação".Passou um filme pela minha cabeça, desde que ela nasceu até aquele momento.O tempo é cruel em sua passagem.E quando se tem filhos, essa dimensão de rapidez do tempo fica aflorada, nua e crua!Por isso, que as mães mais experientes, me dizem para aproveitar muito enquanto são pequenos, porque depois dá uma baita saudade dos pimpolhos enquanto pequenos.

Ela se saiu super bem, para primeiro dia.Hoje foi só 1 hora na escola para deixar gostinho de quero mais.Eu acredito que a adaptação dela e minha a nova rotina, vá ser tranquila.

Eu saí da escola nesse primeiro dia, num misto de alegria e nostalgia.Criar filhos, na minha cabeça é isso:Ter sabedoria de entregá-los ao mundo com dignidade.E a escola tem papel fundamental nesse processo de parceria.

Demos início a um novo e impotante ciclo na vida da MARINA!

: )


Um comentário: