quinta-feira, 19 de março de 2009

MAIS UMA ETAPA VENCIDA!



Vocês que acompanharam todas as etapas da adaptação da Marina, dei por concluída hoje, com êxito e muita satisfação dos papais e da própria Marina, sua aceitação pela escola.

A partir de hoje, ela já fica sozinha na escola, sem a presença de mamãe, papai ou babá, esperando-a do lado de fora.Ela já compreendeu que lá é o momento dela com as tias e os amigos.E apesar dos 5 minutos de choro,que ainda existe quando percebe que a separação com a família foi feita, ela brinca até a hora de sair tranquilamente e particpa de todas as atividades.E na hora da saída dá um super abraço na tia, e ainda diz até amanhã!

Porém....Nem tudo é um mar de rosas ainda...

Ontem, combinamos que eu iria deixá-la na sala de aula e iria trabalhar(coisa que não estava acontecendo, porque percebemos que quando eu a levava, a manha era 100 vezes maior).Ela aceitou numa boa, a minha proposta de ontem.Mas, hoje quando fui buscá-la para a escola, ela disse que não queria que eu fosse trabalhar e que ficasse com ela na escola.Disse que não poderia.E que nós tínhamos conversado que eu iria levá-la e iria trabalhar, e quando fosse a hora dela voltar para casa eu estaria lá para buscá-la.Ela fez uma pirracinha, e então, eu disse que eu não a levaria, se fosse para nós duas ficarmos tristes, pois eu não iria poder ficar com ela na sala.Disse que pediria para o pai entrar com ela na sala, mas que ele também iria para o trabalho.Ela aceitou.
Descemos o elevador juntas, e eu brinquei perguntando á ela se ela ainda não se sentia preparada da mamãe deixar ela em sala ir sair para o trabalho.Ouvi, um "não tô"...

Eu dirigi até a escola, e o pai foi deixá-la dentro da sala, ela deu meia travada, mas logo entrou.Na saída ouvi que ela chorou os tais 5 minutos e depois ficou ótima até a hora de ir embora!

A etapa da aceitação e do prazer de estar na escola já está alcançada!Só falta ela entender o tempo de deixar, ir embora, e saber que na saída estaremos lá.Ainda há tempo para ela entender essa angústia da separação.O importante é que ela já aceitou a escola como parte do seu dia a dia.

Eu fico super feliz em vir que ela está feliz com a escola, pois chega contando tudo o que fez!

Obrigada aos amigos que sempre apoiaram, deram força nessa adaptação familiar da Marina na escola!

: )

5 comentários:

  1. Minha mãe chorou porque eu e Luiza (minha mana gêmea) fomos pra escola e nem tchau demos, hahahaha. Sempre gostei de fazer amizade... Ai, essa fase é gostosa demais né? Ver as pequenas evoluções de uma criança! Ver que ela chora mas fica lá, ver que ela aceitou essa mudança, ver a sinceridade em dizer que não está preparada pra ficar longe da mamãe, ver que ela está amando a escola! E como deve ser bom ir trabaçhar tranquila sabendo que a filha está sendo bem tratada e melor ainda, voltar do trabalho e ao pegar a filha, ver que ela está feliz e cheia de amiguinhos!!!

    Sua filha é linda! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Alê , fico muito feliz em saber que essa etapa está vencida e ver tb como ela está sendo feita por vcs , com muita sinceridade e verdade . nós sabemos como a verdade é importante não é mesmo?! Parabéns para todos !!!bjs

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo, Karla! Essa fase é uma delícia!!!
    Estamos tosos felizes por aqui :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Marcinha!!!
    Eu aprendi desde pequetita que a verdade é sempre a melhor saída, e o aprendizado está sendo passado para Marina.Ela já sabe, que mesmo que uma verdade doa, é a verdade...
    Obrigada pelo carinho! beijos

    ResponderExcluir
  5. como ja passou uma semana desde quando voce contou isso, acho que hoje ela ja fica na escola numa boa. Depois que engrenar nao tem mais problema.

    ResponderExcluir