quinta-feira, 7 de maio de 2009

A PRIMEIRA REUNIÃO



Ontem, eu fui a 1a reunião da escola da Marina.Fui ouvir das professoras feedback desse primeiro trimestre de aulas.
Peguei sua 1a avaliação na escola e os trabalhos feitos na escola.Ao chegar em casa li para ela e para o pai a avaliação feita.Marina escutou a tudo atentamente, balançando a cabeça e com as mãos no queixo, debruçada na barriga do papai.E papai se debulhou em lágrimas ao ver o quanto ela se desenvolveu através dessas 4 horas diárias na escola.
E eu pude entender de onde vem tantas novidades em seus pequenos atos em casa, como escrever seu nome completo( a sua maneira, claro!), pergunta os nomes de todos de casa e escreve, suas cantorias em inglês e português, suas estórias inventadas, que começam com "era uma vez...." quando ela está no "trono".O interesse em saber as idades das pessoas.E muito mais coisas que ás vezes a gente não sabe de onde vem, e aí se dá conta no quanto a escola exerce um papel fundamental no desenvolvimento social, psíquico e motor dos nossos pequenos.

Olha o relatório de avaliação da pequena notável Marina nesses 3 meses de escola:

"Sua adaptação aconteceu de forma gradativa, pois no início, separa-se da mamãe era difícil.Tudo foi acontecendo de forma mais tranquila e Marina foi permanecendo mais tempo na sala. No começo mostrou-se mais observadora e pouco falava,mas sempre atenta á fala da professora.Criou um forte vínculo afetivo, o que foi muito positivo. Hoje, Marina fica muito bem na escola, entra sozinha muitas vezes, colocando sua mochila e merendeira no lugar, com autonomia. Muito tranquila,Marina mostra-se interessada por todas as atividades propostas e concentrando-se por um bom tempo em jogos e brincadeiras dirigidas. O seu relacionamento com o grupo é ótimo, gosta da companhia dos amigos, porém prefere brincar com as meninas de bonecas e no areal fazendo bolos e comidinhas. No parque ainda necessita do olhar das professoras para se sentir segura ao explorar os brinquedos.Adora passear de motoca, mas sempre está atenta para ver onde estão as professoras. Nas aulas extras demorou a participar espontaneamente, mostrando-se um pouco reservada ás novas experiências. Hoje é a "nadadora mais fofa" do tio Marcio, que fica encantado com seus mergulhos;tia Margareth, de música, elogia sua participação nas brincadeiras de roda e a teacher Michele cantando suas músicas em inglês, ganha sua atenção e interesse pela nova língua."

Fofa,né? Como não ficar tão orgulhosos de uma filha tão querida???
Agora , eu preparo meu coração para vivenciar o 1o dia das mães na escola.... Depois eu conto!
: )

Um comentário:

  1. Que linda Alê!!! E como tem gente que ainda acha que a função da escola nessa idade é "somente brincar"!!!

    Parabéns Marina, pelo seu desenvolvimento.

    Bjsssssssssss

    ResponderExcluir