terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

CORAÇÃO DE MÃE


Eu sempre digo que ser MÃE ( com letra maiúscula) não é tarefa nada fácil.O que vale é que o amor e o prazer de exercer essa função salva qualquer dificuldade.

Ainda em adaptação, eu e Marina[mais eu do que Marina], ainda preciso preparar meu coração para sofrer pelos filhos das outras mães.
Na sala da Marina tem algumas crianças que ficam no integral.Entram ás 7:30h, e saem ás 17:30/18:00h.Algumas delas, observando as mamães dos novatos pela área, devem sentir aquela pontinha de saudade do carinho das mamães, e aproveitam para "filar" o carinho da mãe alheia.

Tem uma gostosinha lá, que eu chego, e ela gruda.Ela me dá beijo.Conversa.Pede para passar a mão nos meus cabelos.Traz brinquedo para eu brincar junto.Eu, como mãe, mesmo que alheia, acolho.Tenho vontade de trazer para casa comigo.
Numa aula de inglês[Marina tem aulas de inglês 4 vezes na semana], eu fiquei bem afastada do grupo, mas, de longe observava a reação da Marina.Até que me deparo com uma menininha loirinha, sentada no colo da professora auxiliar, me olhando, com aquele olhar triiiiiste, e balbuciando alguma palavra.Fixei o olhar em sua boca e entendi, que ela me olhava e dizia: "mamãe, mamãe".Até que a professora, me disse:"ela está confundindo você com a mãe dela, porque você realmente lembra muito a mãe dela."
Ai, me cortou o coração!!! Deu vontade de colocar no colo e dar carinho.Mas, tive que me conter, para não atrapalhar o andamento da tal aula de inglês.A professora, explicou a pequena carente, que eu não era a mamãe dela.E tratou de dar um carinho na pequetita.

Eu imagino a dor que sentem as mamães que precisam deixar seus filhos numa escola integral porque precisam trabalhar.Mães que não podem ir as adaptações de seus filhos, na escola.Muitas vezes chegam em casa e encontram seus filhos já dormindo.
Se essas mamães das meninas que eu citei acima, assistissem essas cenas, talvez se sentissem culpadas por achar que falta tempo para mais amor.Mas, imagino que o impossível é feito para dar o máximo de amor, carinho e atenção no tempo em que estão juntas.
E nesse caso, o ditado que diz:" o que os olhos não vêem, o coração não sente." é o que deve confortar.

É duro viu, para uma mãe de primeira viagem em adaptações escolares, ainda ter que confortar o coração com as carências dos amiguinhos da sua filha.Mas, como o coração de MÃE é grande, sempre cabem mais duas, três, quatro....

Sua avó não sempre diz que: ser MÃE é padecer no paraíso??? Ela tem toda razão.Acredite!

: )

3 comentários:

  1. Puxa vida, essa eh de partir o coracao. Da ate vontade de chorar.
    Te desejo forca redobrada pra aguentar essas carencias todas.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Alessandra, eu entendo todo esse sentimento, estou passando pela mesma situação, felipe na escola ele tirou de letra, mais eu ainda não...fico com medo de ir embora e não cuidarem dele entendi? ele estar super feliz na escola eu é que fico com o coração partido .

    ResponderExcluir
  3. É isso, Graze!
    MÃE é tudo igual,né??
    Uma hora a gente se acostuma e eles vão curtir muito em todos os sentidos a escola!

    ResponderExcluir