segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

INDIGNA-AÇÃO

Tenho andado sumida....



Meu tempo está todo voltado para Marina.Ela ficou dodói e teve que interromper sua adaptação na escola.Fiquei com ela esses dias todos.Não me largou nem para eu tomar um banho.Ela está mais sensível, quer mamãe 24 horas.Haja força física e psíquica, viu!
Mas, MÃE é para essas coisas.

Hoje, ela voltou a escola com a babá.Eu tive que ir trabalhar, depois de tanto tempo em casa.
Foi um desastre!
Ela chorou pela primeira vez.E voltou pra casa mais cedo[foi o que eu tive de informação por telefone].

No dia seguinte, fui levá-la a escola.Marina estava super resistente.Não quis entrar na sala.Chorou.Ficou triste.Teve uma reação que eu estranhei muito.
Ao conversar com a professora, fiquei sabendo, por ela mesma, que no dia anterior, que ela foi com a babá, e a própria professora liberou a babá para voltar para casa, Marina chorou por quase 1 hora, me chamando e me procurando pela escola.
Nossa, quando ouvi isso, fiquei muito indignada.Como uma escola, que tem a função de acolher seus alunos, deixa uma criança de 2 anos, que nunca tinha ficado longe de pessoas conhecidas, e estava a 5 dias ausente da escola, chorar tanto tempo????
Criança chorar em adaptação, acho muito natural.Mas, passou 10 minutos, 15, 20 minutos viu que não deu jeito.Viu que conversa não adiantou.O parquinho não fez com que ela ficasse na escola, então porquê não ligaram para casa?Eu moro no prédio ao lado da escola.
Sei que a professora não teve má intenção.Talvez ela esteja acostumada com crianças que fazem a adaptação assim, na marra, porque as crianças precisam ficar na escola.Mas, não é o caso de Marina e eu não concordo com essa metodologia.Acho que deixar uma criança em adaptação, chorar tanto tempo assim, é surreal.Marina não está na escola porque não tenho com quem deixá-la, e sim, porque acredito que a escola desenvolva a criança positivamente em vários sentidos.

Achei muito absurdo isso.E claro, isso explicou todo o pavor de Marina não querer voltar mais á escola.Ela ficou grudada em mim.Não quis brincar.Claro, o medo dela era que fosse ser "abandonada" de novo.A escola cometeu um erro sério.Criou um mal estar nela.E ela estava super bem.Inclusive, ela já estava ficando na sala sozinha, antes de interromper sua adaptação pelo motivo da virose.

Saí de lá me sentindo mal.Me senti culpada, porque deixei que fizessem ela passar por isso.Mesmo sabendo, que eu jamais imaginaria que uma escola que se diz séria, fizesse isso.
Conversei com o pai dela e com algumas mães e amigas para ouvir opiniões sobre o que aconteceu.
Eu e meu marido decidimos tirá-la dessa escola.Ela perdeu a confiança na escola, e eu, que já tinha alguns questionamentos sobre algumas condutas vistas no período que fiquei dentro da sala, perdi a credibilidade na escola.E se não há confiança, não há condições de manter qualquer tipo de relação.

Ontem, antes de Marina dormir, em "conversas ao pé da cama", puxei o assunto da escola, para tentar um diálogo [ela estava sempre mudando de assunto, quando o tema era escola], e comentei da possibilidade dela ir para uma escola novinha, com amigos novos.
Ela foi taxativa: "Não quero escola novinha não!"
Não insisti no assunto.Achei melhor esperar um novo dia chegar para tentar um novo diálogo.
Até que depois de alguns minutos ela sai com: "Mãe, nessa escola novinha, a tia é nova também???"


Preciso falar mais alguma coisa?

Hoje, vou a uma nova escola, visitar.Daqui para frente, dou notícias.

2 comentários:

  1. Que raiva dessa criatura que se diz "tia" de maternal... eu hein... pra nossa pequena notável falar isso é porque a criatura é totalmente inapropriada para esta função... Enfim, graças a Deus que Marina pode se expressar e ser ouvida... Tenho pena das mães que não ouvem seus filhos por acharem que eles não entendem ou que eles mentem... Acreditem nos seus filhos... Confiança gera confiança... bjos

    ResponderExcluir
  2. Nossa, me identifiquei tanto com esses seus posts sobre a escola! E sei que vou passar por isso em breve também. Luísa vai pra escolinha no ano que vem. Só não começou agora porque não consegui vaga na escolinha que eu queria.
    Mas me coloquei na sua pele. Esses sentimentos, essas angústias. Força aí. Faça o que você achar que é o melhor pra sua filha dentro dos valores que você acredita.
    E continue contando os próximos passos.
    beijos

    ResponderExcluir