terça-feira, 16 de setembro de 2008

APELIDOS CARINHOSOS


Esse dom de colocar apelido está na pessoa,né? Vem lá do fundo do ser.Quem tem essa mania, coloca apelido em tudo e/ou em todos.

Desde pequena eu chamo os meus queridos de convívio diário, pelo apelido carinhoso.Aliás, por apelido(s) carinhoso(s), que não necessariamente tenha algum significado, a não ser carinho.

Meus cachorros, sim, MEUS-CACHORROS, pq já tive MUITOS e atualmente tenho duas cadelas,são alvo dessa estranha mania também.

A Shine é igual a chimica, chumbica,véinha,chumbrisco,toco.Assim, bem estranhos,mas com um carinho que vem láaaaaaaa do fundo da alma.

A Luna é igual a lunin, puruca,godinha,curuvina e lig-lig.Todos carinhosos também, apesar de totalmente sem sentido.Este último(O lig-lig), eu roubei da Marina.

Sim, Marina, minha filha.Ela, também herdou essa estranha loucura.E como poderia escapar? não tem como fugir,está no DNA.Eu e seu pai temos o mesmo hábito.Colocar apelidos (quase sempre) carinhosos.

A Luna virou lig-lig logo que a Marina começou a falar.Atualmente, ela também ganhou o apelido “carinhoso” de fididinha, dado por Marina.O mais legal é que uma vez instaurado o apelido, a gente rouba um do outro e vira uma verdadeira salada de nomes aqui em casa.

O Xandre é meu pit, que antes era pititico,que diminui para pitico, e agora é pit mesmo.

A Marina é meu pitoco,princesa,cabelão,danada, vida de mãe.

Eu sou a pit e o amor de Xandre.E da Marina eu sou a mamy e de vez em quando a alê.E o Xandre é o papi, lixandi, papito de Marina.

Tem mais um detalhe.Os apelidos podem durar anos ou serem esquecidos por muito tempo.Mas, eles sempre vêm a tona em algum momento.Até aparecerem outros novos e somados aos antigos.

Uma vez minha amiga Deise fez uma pesquisa (Dos apelidos carinhosos e universos particulares)para um site(papocalcinha.com.br/relacionamento) que ela mantém, sobre apelidos que os namorados, maridos, amantes se dão, e já constatou, no caso da pesquisa entre casais que essa prática é super usada.

E aqui eu estendo ao dizer que os apelidos carinhosos e nem sempre com sentido vão além do universo amoroso dos casais.Há quem coloque apelidos em seus cães,bichinhos de pelúcia,travesseiros,prancha de surfe,cama e por aí mundo afora.

Agora, imagina que engraçado, a pessoa andar na rua e soltar um vem”chumbrisco”, ou não faz xixi aí, "Lig-Lig".As pessoas vão achar que eu sou louca em colocar esse tipo de nome em cadelinhas tão lindinhas,né? Até que se explique que focinho de porco não é tomada, e que os estranhos nomes são do meu universo particular...

Melhor deixar a imaginação(dos outros) funcionar.
: )

13 comentários:

  1. Mania geral da nação brasileira na minha opinião: colocar apelidos... aqui em casa tudo tem um apelidinho... me fez lembrar do livro: Marcelo-martelo-marmelo, já leu??? A idéia do apelido vem do fato de não "sabermos" porque travesseiro se chama travesseiro e por isso damos um nome que só nós sabemos o porque... por isso o meu se chama "cecero" hehe beijos

    ResponderExcluir
  2. é verdade!mania nacional mesmo.Mas, no meu caso com as cachorras nem eu mesma, que inventei, sei o porquê dos nomes.

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu texto! Esse negócio de apelido pega mesmo! Eu q o diga, já q "virei" a ROB pra sua cumadre, vc , Marina. E adoro esse apelido!!!
    Parabéns pelos textos! São ótimos!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. adorei a propaganda do meu lindo textinho sobre apelidos :)
    eu também confessei recentemente, no meu blog, minha frustração por nunca ter tido um apelido decente. você coloca apelido em todo mundo mas nunca colocou em mim :( meu máximo é ser deisinha ou deisoca para alguns, mas sempre quis ter assim um apelido nada a ver com meu nome... tipo assim, Malu :)
    e eu não costumo dar muito apelidos as pessoas não, mas tenho mania de dar nome a objetos inanimado. atualmente, convivo com meu travesseiro serenata, meu ipod inácio, minha eleá companheira de viagem chamada florisbela, e o elefantinho chamado elvis, além do venâncio. já tive carro pasqualino, foquinho, um ex-travesseiro chamado teodoro e tantos outros.
    e lig-lig é um excelente nome pra uma cadelinha!!!
    beijocas!

    ResponderExcluir
  5. ah, e eu A-M-O a historinha do marcelo-marmelo-martelo que a patty falou aí cima!!! sempre q conheço um marcelo, penso nele dizendo quando criança: 'mãe, porque meu nome é marcelo? e não marmelo? porque não martelo?' ou 'maaaaaaaaeeeeeeeeeee, cadê meus escrivinhadores coloridos?????', 'não, não estão em cima da sentadeira!!!"
    to rindo aqui sozinha. essa historinha é ótima.
    beijos!

    ResponderExcluir
  6. ô,amiga...Já pensou eu te chamar de "curuvina" por aí???
    hehehe
    Agora eu sei que a SERENATA te acolhe, o INÁCIO tá bombando pro show da Madonna e a FLORISBELA já conheceu boa parte do mundo.
    AMas,quem era o PASQUALINO e o FOQUINHO?
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Esse livrinho que a patty citou o Lucca leu na escola é bem legal mesmo . Ah gosto muito dom meu apelido "paulete", vc e várias outras pessoas me chamam assim . E a lilica coitada , lica , li , fedorenta ,atentada , mas acho que ela gosta de todos .A júlia então jujuba , juju , ju , esquentadinha , "pentelha"( não sei porque", hahaha). Eu gosto de apelidos e gostaria de ter mais . Beijão adorei!!!

    ResponderExcluir
  8. Noooossa.. Malu Mega Popular cheia de comentários :-p

    Entrei só pra contar que minha gatinha caçula se chama Sol. Mas eu só chamo ele de Perereca :-p Ou Pererequilda... Quem vê de fora não deve entender nada mesmo. Afinal, Perereca é um nome muito estranho pra se dar a um gato. Mas não é nome, é apelido! ;D

    ResponderExcluir
  9. Esse post bombou,Dani!hehehe
    Agora, vem cá...Teu gato é gato ou gata??? Ou é nem lá nem cá?hehehe

    ResponderExcluir
  10. Poxa... deise vc lembrou do marcelo... hehe nunca me esqueço desse livro, dei para o Lucas da Erika qdo fiz uma arrumação lá em casa e Erika disse que ele amava também queria que lessem toda hora... vou procurar para dar para Marina... será que ainda vende?? essa postagem bombou mesmo hein alê!!!

    ResponderExcluir
  11. noite.
    eu coloco apelido carinhosos nas minhas amigas...tipo xarope, xiboquinha. E na minha namorada é tipo branquinha, pequena, malinha (meio relutante no começo mas agora ela me pede pra chama-la assim rs), safadinha (ainda entorta o nariz) e gata que é meio fora de época mais eu gosto dá um ar mais rockn roll!!

    bom, e para constar aqui na minha cidade, C. Lange, tem uns adjetivos bem exóticos e até bizarros/engraçados para dizerem q uma mulher é bonita, tipo.... cavala, cepa!, forte e "fechou a balada"!.

    ResponderExcluir
  12. ?????????????????????????? , kkkk eu fiz issooo kkkk ...eu nnem liiih

    ResponderExcluir
  13. EU ADOREI,MAIS ACHEI COMPLICADO DE MAIS.KKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir