segunda-feira, 29 de setembro de 2008

NA CASA DOS TRINTA


Eu assisto sempre o programa "FAÇA SUA HISTÓRIA", com o Vladimir Brichta(Oswaldir) e Carla Marins(Adalgiza) aos domingos, na Globo.E, ontem, o "Oswaldir" estava melancólico por ter chegado na sua terceira década.Esse episódio me fez lembrar que, enquanto a maioria das pessoas de 30,que eu conheço(em especial as mulheres) ficam com medo da casa dos 30, assim como o "Oswaldir", e reclamam que estão ficando velhas.Eu me sinto uma trintona a parte dessa velhice, que muitos esperam.
Com toda sinceridade,não sinto tanta diferença de ter saído da casa dos 25 e ter chegado aos 30.Você não deve entender o porquê de comparar os 25 com os 30.Calma, vou explicar.

É que meus 30 anos foram marcados pela maternidade.Meu aniversário de 30 anos foi festejado com Marina no colo aos 3 meses de idade.E muito bem celebrado.Com nenhum sinal de crise de idade, diga-se de passagem.
Se eu fosse fazer um marco de mudança de vida, diria que vi essa mudança após os 25 anos.E não com relação a estar mais, ou menos velha, e sim porque percebi que meu corpo não era mais o mesmo.Antes, eu ía para a academia e tudo ficava durinho.Depois dos 25, eu percebi que malhava mais do que antes e constatava que meu corpo não respondia tão rapidamente aos estímulos aplicados nele.E foi aí que eu vi que o tempo estava chegando diferente para mim.Pelo menos no corpo.A cabeça não.Sem muitas mudanças.Talvez por ser capricorniana e parecer já ter nascido com responsabilidades, e um pouco mais madura do que deveria ter sido aos 20.Meu corpo sim.Esse dava sinais de que era preciso mais cuidados com ele, se eu quisesse manter tudo em cima,claro!Isso, não tem a ver com ficar gorda ou ficar magra, e sim com a qualidade da pele, com a flacidez que aumentava gradativamente, com o combate a celulite, tão praticado por mulheres em todas as idades e um rosto que começou a dar na "pinta"(literalmente) dos tempos em que torrar no sol, sem protetor solar, quando eu tinha 15-20 anos era considerado o MUST.Mas, nada que fosse tão grave, a ponto de gerar a tal crise, mesmo antes dos 30.

No episódio de ontem do "FAÇA SUA HISTÓRIA", o "Oswaldir" lembrou a "Adalgiza"que em 2 meses ela também faria 30 aninhos.E ela que estava toda eufórica, incentivando o marido a comemorar seus 30 anos com festão, disse á ele:" Não me lembre disso, porque depois dos 30, tudo vai cair.Peito,bunda...", e ele retruca:"Desde que caia tudo em cima de mim,não vejo problema nenhum."
Romantismos a parte, que bom que para "Adalgiza", que com 2 filhos já crescidinhos e um na espera da vez, na barriga, ela não tenha sentido nenhuma diferença e nem a força da gravidade chegar, antes dos 30.Ela estava segura de que a gravidade chegaria no seu corpo a partir dos 30 anos.
Eu percebi isso antes, como já disse, e tratei de correr atrás, antes do prejuízo chegar!E acho mesmo que a crise dos 30, tão falada por muitos, só chega quando a pessoa não está feliz naquele momento, que coincide com a chegada dos 30, dos 40, dos 50....
Até crise dos 20 eu já vi.Pode? Assim como já vi gente falar da crise dos 30 só da boca pra fora.Só porque é mania nacional.

Eu uso o termo "tô ficando véia", quando vejo o Lucas e outras crianças que eu vi nascer, troquei fralda, peguei no colo, ninei e levei para brincar em festas e shopping, e hoje são adolescentes que não me chamam mais de "tia" porque é mico, porque é infantil demais pra eles.Isso sim, me faz enxergar que o tempo está cavalgando feito cavalo louco.Mas, láaaaaa no fundinho, apesar de usar o termo "envelhecer", não me sinto ainda envelhecendo.Sinto que o tempo passa muito mais rápido do que eu gostaria.Sinto um pouco mais de preguiça do que antigamente.Sinto que precisava mesmo voltar a malhar.Sinto que me falta tempo para ficar á toa.Sinto que saio menos do que deveria.Sinto um cansaço diferente.Sinto que eu gasto mais dinheiro tratando dos sinais do passar do tempo,pois não me preocupei com isso quando tinha 20.

Mas, em compensação, na casa dos 30: Eu sou mãe.Eu tenho mais sede de aprender.Eu tenho mais maturidade.Eu dou a dica de que um dia o amor chega pra ficar.Eu não dou ouvidos a gente negativa.Eu não tenho mais tempo para mal humor.Eu sei direitinho quem são meus verdadeiros amigos.Eu acredito mais.Eu não guardo mágoa.Eu sonho tanto quanto realizo.Eu compreendo 1000 vezes mais as palavras dos meus pais.Eu olho pra Madonna e constato que dá pra ficar gostosa aos 50, mesmo sem ter muitos músculos.E, eu aproveito muito mais a vida aos 30, porque aprendi que o tempo passa rápido demais para não ser FELIZ.
: )
Ps-A foto aí de cima foi do dia do meu aniversário de 3.0
O tempo passa tão rápido, que o caminho tá curto pra chegar aos 3.2!

4 comentários:

  1. Pois eu já me sinto "véia" faz tempo... hehe qdo vejo nossos "pimpolhos" crescidos me sinto uma vovó hahaha AMEI o texto!!! bjos

    ResponderExcluir
  2. Eu não tive a crise dos 30, aliás ainda faltam dois anos pra chegar nele, mas não tenho muitas expectativas qt a isso...

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto! Concordo em gênero, nº e grau qdo vc diz q nosso corpo não é mais o mesmo depois dos 25 anos. Tb percebi isso! Malho, malho, malho e já não consigo mais o mesmo efeito de antes, além de não ter mais a mesma disposição!
    Que venham os 30! hahaha!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Pois é, meninas! Mas, olhem a Madonna e se empolguem, tá! A mocinha fez cinquentinha GOSTOSÉRRIMA!!!!!!
    hahaha
    Bjs!

    ResponderExcluir