segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

1O ANOS SE PASSARAM!


Hoje, pela manhã, recebi um SMS da minha amiga Pâmela, escrito assim: "Hoje,amigas, dia 26 de janeiro.10 anos da formatura.Obrigada por terem sido minhas amigas para sempre.Bjs"


Pois é, hoje, comemoramos 10 anos desde o dia em que nos formamos.Foi um grande dia.Foi muito divertido.Foi especial.Foi marcante.


Comemoramos nossa formatura em grande estilo: No TEATRO DO LEBLON.Nada nosso é assim, comum, tradicional.E nossa formatura não seria também.Ninguém faz formatura dentro de teatro, mas nós fizemos.

Quando eu digo nós, leia-se: Eu, Erika, Paty e Pâmela.Nos conhecemos na faculdade, e nos tornamos "amigas para sempre", como mencionou a Pâm em seu carinhoso SMS de hoje.Nossos caminhos foram se entrelaçando na jornada da faculdade.E nos tornamos amigas, muito amigas, cúmplices, companheiras de trabalhos, de estudos e da vida.Nós formamos um quarteto fenomenal, até hoje.
(Nosso quarteto abria alas para algumas participações especiais, que foram companheiros nossos durante os 5 anos de faculdade.)

Foram cinco anos de grandes descobertas.De muito aprendizado, de grandes diversões, mas também o grande marco para começarmos a andar sozinhas.

O quarteto nunca brincou em serviço.E hoje, enquanto tomava banho, relembrei muitos momentos profissionais nossos...

---> Optamos, não por acaso, a trabalhar com a clínica, em especial com a psicanálise.Fizemos estágios juntas.Mas, também nos separamos, em algumas escolhas.Porém, no final das contas, a gente sempre acabava juntinhas, no grupo de estudos em psicanálise.

--->Formamos a comissão de formatura, para termos certeza que esse dia saíria com a festa que merecíamos.Por isso, a formatura foi no teatro.Para ter glamour, sabe? Antes de irmos para a festa da formatura, que foi no Clube Piraquê,na Lagoa, entramos no camarim do teatro, tomamos banho, estouramos champagne, brindamos.Fizemos daquele momento, a intimidade de 4 amigas,que se tornavam atrizes principais da vitória de ter chegado ao fim de um ciclo, e que por 5 anos foram companheiras em tudo.O percurso foi longo, não foi fácil, e sabíamos que depois daquela noite, nossas vidas mudariam da água para o vinho.Era hora de cada uma seguir seu caminho.Arregassar as mangas e correr atrás de realizações profissionais.

--->Como nosso encontro nunca foi por acaso, segundo a Erika, a gente resolveu dividir um consultório, já que todas tinham pacientes, que levariam para suas clínicas.O quarteto ampliou nessa época, com a participação da Márcia, que é uma de nossas companheiras, daquelas que eu disse que fazem parte das participações especiais.

--->Com o passar do tempo, nossas vidas foram tomando formatos diferentes, e algumas saíram daquele consultório para ir em busca de novos sonhos.Eu fui uma delas.

--->Lembro que um médico, amigo da minha família, me convidou para ser responsável pela parte psiquíca, de uma clínica que ele abriu, no bairro de Inhaúma, para atender a comunidade carente do Complexo do Alemão.Eu, aceitei.E levei minha trupe, claro!!Deixamos nossa marca ali por certo tempo.Subimos o morro do alemão, coisa impossível hoje em dia, para levar um bom projeto a uma comunidade que precisa de " lei".Porém, os sinais da violência já pintavam por ali, e nos impossibilitou de levar a frente aquele projeto.

--->Logo depois, através do mesmo contato, do complexo do alemão, o quarteto levou um outro projeto, a uma escola municipal do bairro de Del Castilho, que foi visto com muita má vontade pelas professoras e coordenadoras da escola de ir a frente, pois elas, ao nosso entender, tinham medo de trabalho.E nossa intervenção era colocar a escola para funcionar.Se sentiram ameaçadas, e nós, sem a colaboração delas, não conseguiríamos alcançar bons resultados.Foi o primeiro projeto "abandonado" por nós.Como dizem por aí: quando um não quer, dois não brigam.

---> Mais um tempo se passa, e cada uma segue por si por algum tempo.Pescadoras de sonhos.Caminhos tomando rumos diferentes...Até que, a Pâmela, veio com uma proposta de novo desafio: o de trabalharmos juntas em empresa.Eu e Erika, aceitamos o desafio.Mas, Paty, enveredou num outro sonho.Agora, em trio, vivemos um outro tipo de aprendizado.Vivemos desafios intensos, cobranças além de nós.Esse foi nosso último trabalho juntas.A partir dali, cada uma seguiu rumos diferentes.Eu continuei em empresas.Encontrei meu lugar.
Erika entrou para área escolar. Pâmela continou na área clínica e descobriu nova paixão: a fotografia.E Paty, faz o que sempre teve tino: área comercial, e se encantou pela área de jóias.

--->Hoje nossos encontros não são mais de trabalhos.São de celebrações!A gente celebra tudo o que dá motivo para celebrar, em especial, a amizade que se formou nesses intensos 15 anos de convivência.

--->Lá se vão 10 anos.Lembro como se fosse hoje aquele 26 de janeiro de 1999, com riqueza de detalhes.Parabéns, amigas! Sucesso pra gente! E principalmente, realizações.Ainda espero o dia em que possamos colocar mais um projeto "PSI", em prática!Relembrar os anos de faculdade e pós faculdade, é falar de amor.Amor a psicologia e a grande parceria que estabelecemos em forma de quarteto.

Caminhamos juntas.Caminhamos separadas,mas nunca caminhamos ausentes de nós mesmas!


: )

7 comentários:

  1. AMIGA, que lindo!!!! Me transportei pra aquele camarim do Teatro do Leblon!!! Fiquei com vontade de ver a fita... mas está lá no arquivo da casa do meu avô... Parabéns a nós!!!

    ResponderExcluir
  2. Alessandra , gostei muito de ler no seu blog sobre nossos 10 anos de formadas . Momento realmente especial e que deve ser comemorado . Obrigada pela lembrança do meu nome , tb tenho muitas lembranças de vcs daquela época que guardo com muito carinho: festas de aniversário comemoradas aqui em casa , chá de bebê da Érika ,montagem do nosso primeiro consultório , grupos de estudos com Lucy,cobal com os supervisores e a Paty na tequila (rsrsrsrs) , noites que vcs dormiram aqui em casa( tenho fotos muito engraçadas ) cartinhas e cartões que vc escreveram pra mim ... guardo tudo com saudades ... bjs carinhosos

    ResponderExcluir
  3. Tô chorando muito!!!! Estou tipo Maysa...Tudo é muito louco. A vida da mil voltas e estamos sempre juntas como eu já havia citado em algum desabafo...estamos nesse nó lindo que é nossa amizade. Não dá para desamarrar, mesmo quem tenta cortar, não dá! Realmente já passamos muita coisa, somos verdadeiras testemunhas, cúmplices, vítimas e sei lá mais o Quê de "nós" mesmas.Ama todas vcs!!!!
    Obs:Acho que o próximo projeto será um programa de tv, tipo saia justa...rsss bjsssssss

    ResponderExcluir
  4. É meninas... Dá uma saudade gostosa daquele tempo, né???
    E são lembranças que mesmo velhinhas a gente ter bem nítidas nas nossas cabeças, pq foi um período maravilhoso em nossas vidas!
    Beijos pra vcs

    ResponderExcluir
  5. para fins de registro: não compartilhamos projetos profissionais nem a paixão pela psicanalise, é verdade que nos vemos menos atualmente, mas mas mas...
    QUANDO VEREI AQUI UM TEXTO LINDO E EMOCIONADO DE ANOS E ANOS DE ANOS DE AMIZADE? HEIN? HEIN?
    :)
    (só para implicar e retribuir seu comentário cheio de ciúmes nunca assumido no meu post sobre minhas queridas amigas cancerianas de vida adulta :))

    ResponderExcluir
  6. ciumenta!!!!!!!!!!!hahahaha
    take it easy,baby! Ilove you too.Very,very much!
    ps-Deise cat, vc deve um texto biito sobre nós primeiro....Quem manda falar das amigas cancerianas, e não falar das velhas de guerra, hein????
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Que lindo amiga, ler seu blog e lembrar de tudo isso. Obrigada por ter nos transportado no túnel do tempo. Voltei bem mais feliz. Lembrou até da JR... completamente recalcada na minha cabeça! Também foi uma grande experiência apesar do tamanho da empresa. Que acabou "ampliada" para dar espaço aos nossos feitos. Afinal somos mesmo todas diferentes mas naturalmente intensas! Cada uma a seu jeito, mas sem abrir mão dos grandes projetos. Você se encontrou nas empresas, mas acho que também se (re)encontrou com as letras. Taí o blog pra provar. Parabéns por ele e ainda consigo te ver bem além dele! É questão de tempo e investimento... Muitos beijos para todas nós. Amos vocês!

    ResponderExcluir