segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

"SHINE, LUNA E EU"


Gente, fui ver "Marley e eu", no finde que passou.

E digo: Não Percam!!!!

É valioso demais pelo simples fato de mostarem em cenas de filme, toda a magia real do amor que um cão dedica a seus donos, e o amor que seus donos dedicam ao cão.O filme mostra a alma desse amor.Só por isso, já vale a pena assistir.

E quem tem cachorro, sabe que é exatamente daquele jeito que acontece.Eu já nasci com um cachorro ao lado.E é assim, até hoje.Atualmente tenho duas.Uma jovem daschshund, e uma jovem senhora yorkshire.
Em sonhos futuros, quando o apartamento se transformar em cobertura, ou uma casa, vamos comprar o labrador, tão desejado há ANOS.

Eu me identifiquei em várias cenas do filme.Não só pelas peripécias do cachorro com seus donos, mas na situação de saber se devíamos ou não ter filho e cachorro filhote, ao mesmo tempo, junto e misturado.Revivi meus vários "ADEUS", aos meus cães, que em quase 32 anos, me acompanharam, e que infelizmente, já se foram.Chorei muito por lembrar deles durante o filme.Eu vivo cansada como a "mãe"do filme.Me vi em vários diálogos, bem parecidos com os do casal do filme.Também comprei meus cachorros, antes de decidir ter um filho.E por aí vai com tantas identificações.

Marley é terrível, mesmo, mas Luna, a cadelinha mais jovem, não ficou muito atrás durante sua infância...
Leia só:
Luna foi terrível durante 2 anos.Chegou bem perto do "Marley".De tudo que ela comeu ou destruiu, ficaram na minha memória cansada que, na 5a sandália e na 4a havaiana comidas, parei de contar, para não ficar mais triste do que já estava.Perdi o sofá da minha sala.Ele foi comido enquanto ela reinava sozinha na casa.Perdi roupas.Perdi 99 cápsulas de vitamina E.Isso tudo acontecia porque eu não podia deixá-la presa, pois ela fazia muito escândalo e incomodava os vizinhos, ou quando estava quieta,comia a porta.Tive que escolher: Deixar chegar multa de condomínio, até sermos processados.Deixar ela comer a porta, até que fosse aberto um buraco e ela escapasse, ou deixá-la perambular pela casa, enquanto estivéssemos ausentes.Essa foi a opção mais conveniente.Porém, na pressa, eu muitas vezes, esquecia sapatos, sandálias, chinelos, roupas, e outros objetos, na mira dela.E aí, era fato, chegar em casa e ver tudo destruído.

A cena da vitamina E foi demais pra minha cabeça.Saímos á noite, e quando voltamos, lá pelas 2 da manhã, meu marido se deu conta que o pote com 99 cápsulas de vitamina, tinha sumido de sua mesinha de cabeceira.E procura daqui, procura dali e nada.

Nós olhamos um para a cara do outro, e pensamos: "Não é possível que a Luna tenha comido 99 cápsulas".Mas, não deu outra.Achamos o pote aberto, sem nada dentro e nenhum resquício pela casa.Liguei para o veterinário e ele disse para colocar alguns ml de água oxigenada na seringa e dar para ela.Ela tinha 20 minutos para colocar tudo para fora.
Meu Deus, passei a madrugada toda limpando vômito da Luna.Uma melecada de saliva, com um líquido oleoso, que eram as tais 99 cápsulas de vitamina E e o cheiro de água oxigenada.
ECA! Me cortou o coração dar água oxigenada para ela vomitar,mas, ou isso, ou ela passaria mal depois.O veterinário até hoje morre de rir com as 99 cápsulas engolidas por ela.

Ela foi muito terrível, durante esses 2 anos,depois parou de ser destruidora,mas continua agitada!A última dela, foi no dia 02/01/09, após voltarmos de viagem de ano novo, fomos comprar um lanche para minha filha no Mc Donald's.Deixei o lanche, fechado, na parte de cima, do encosto do sofá, para lavarmos as mãos, antes de comer, e quando voltamos, só restou o saquinho vazio dos nugetts, e a batata prestes a ser devorada.
A Shine, minha velhinha de quase 12 anos, sempre participou de nossas aventuras de viagem.Já visitou muitas praias, andou de jet sky, de moto, e deu a volta completa na Lagoa Rodrigo de Freitas.Mas, é calma demais, apesar de gostar de aventuras.Hoje, ela já demonstra que a idade chegou....

E o filme, desperta a consciência, de que a partida, a despedida de nossos amigos tão companheiros, vai chegar a qualquer hora.E essa consciência desperta uma dor tão profunda, que o melhor mesmo, é aproveitar cada momento de brincadeira, cada lambida, cada peripécia, cada festa que eles fazem quando a gente aparece, mesmo que tenha saído em 3 minutos, só para ir ali, na caixa de correios, pegar as correspondências.

O amor que eles dedicam a nós é tão desprovido de motivo, que eu acredito, que os cães só podem ser presentes de Deus a pessoas privilegiadas.

E tem gente que consegue não gostar de cachorro.Nunca entendi os motivos. Coitadas dessas pessoas que não se deixam invadir de amor.

: )


2 comentários:

  1. Esse filme realmente é demais! Nos mostra claramente nossos conflitos entre ser mulher, esposa, mãe, trabalhadora e tudo o mais. Também me identifiquei em vários momentos e chorei bastante. Minha Molly também não é "mole" e me dá mt trabalho, mas o prazer de vê-la fazendo "charminho" com as patas no olhos, rolando no sofá qdo chego em casa não tem preço. A amo acima de tudo, é a filha que ainda não tenho!!!
    bj

    ResponderExcluir
  2. Nunca chorei tanto um filme e olha q já fui certa de q isso aconteceria.
    Chorei pela minha cadelinha poodle Judy q morreu atropelada na porta do meu antigo prédio. Foi um dia terrível. Ela estava há 8 anos na família e era muito companheira, brincalhona, amiga e nem um pouco chatinha, como costumam ser os poodles. Se foi deixando muitas saudades...
    E chorei tb pela minha cadela já bem senhora, de quase 19 anos, a Xuxa, mãe da Judy. Por ironia do destino, a filha se foi antes da mãe.
    Sei q não falta muito pra Xú nos deixar tb, afinal viver quase 19 anos não é pra qq cachorro!
    Fica aqui a certeza do amor incondicional de seus cães por seus donos. Lição de vida! Amor dispenso sem pedir quase nada em troca. Amor gratuito, puro, fiel!
    Bjs!

    ResponderExcluir